28 de abr. de 2011

26 de abr. de 2011

Uma Semana de Bençãos!! Livro de II Crônicas


Sintese desta semana - Livro de II Crônicas



II Crônicas é um dos livros históricos do Antigo Testamento, 
 Possui 36 capítulos e foi desmembrado de I Crônicas com o qual formava originalmente um único livro.
Narra acontecimentos de um período da história dos judeus, desde o reinado de Salomão, por volta de 970 a.C., até a destruição do Reino de Judá por Nabucodonosor, imperador da Babilônia, fato ocorrido em torno de 586 a.C..


Os nove primeiros capítulos deste segundo livro II Cr 1-II Cr 9 contam a história do reinado de Salomão, contendo um detalhado registro da construção do templo, cumprindo a promessa feita a seu pai, David,
trata-se de um relato que omite aspectos negativos como o luxo e a idolatria no final daquele reinado.

 

Os capítulos seguintes II Cr 10-II Cr 36 relatam a partir do cisma ocorrido após a morte de Salomão, em torno de 930 a.C., no reinado de Roboão, e prossegue com a história dos outros reis que governaram Judá, os quais muitas das vezes afastaram-se dos mandamentos divinos, tolerando ou introduzindo a idolatria entre o povo, o que importava em castigos, sofrimentos e derrotas militares para as nações vizinhas.

A partir de então, os principais pontos de destaque do livro seriam os reinados de Asa e de Josafá, a morte de Acabe, o reinado de Uzias, a destruição do Reino de Israel pelos assírios, o reinado de Ezequias e a resistência de Jerusalém ao cerco de Senaqueribe, a idolatria de Manassés, o reinado de Josias, o achado do livro da lei mosaica e a derrota de Judá pela Babilônia.

Boa leitura,

Um abraço,







22 de abr. de 2011

A Verdadeira Páscoa !!

A minha mensagem de Páscoa, é a verdade de Cristo !!
Neste dia devemos comemorar a Ressureição de Jesus,
onde a morte não venceu, e sim a VIDA
do nosso Senhor que está sentado
a direito de Deus no céu !!!

Uma Páscoa abençoada para todos !!

(imagens extraidas de Blogs cristão, onde o objetivo é revelar a verdadeira páscoa, que Deus abençoe todos)








Fiquem com a gloriosa Paz de Jesus !!!!


18 de abr. de 2011

Semana de Benção !! Livro de I Crônicas





Mais uma Semana abençoada, e  nela vamos refletir no livro de I CRONICAS,  onde:

I Crônicas é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de II Reis e antes de II Crônicas.[1][2] Possui 29 capítulos.
De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

A Bíblia de Jerusalém sustenta que o autor das Crônicas é um levita de Jerusalém, que escreveu numa época sensivelmente posterior a Esdras e Neemias, pois parece combinar as fontes que se referem a eles, portanto, pouco antes do ano 300 AC, parece ser a data mais verossímil. A obra teria recebido algumas adições posteriores, especialmente em: I Cr 2-9, I Cr 12, I Cr 15 e uma longa adição em I Cr 23,3-I Cr 27, 34[4].

Os primeiros nove capítulos (I Cr 1-I Cr 9) contém uma longa lista de genealogias dos israelitas, desde Adão até os descendentes de Saul, os capítulos seguintes (I Cr 10-I Cr 29) narram a história do reinado de David, num relato que omite aspectos negativos como o pecado com Betsabéia e a revolta de Absalão[6][7].



Com a morte de Saul, em torno de 1010 a.C., Davi torna-se rei sobre todo o Israel e conquista a cidade de Jerusalém (1000 a.C.) que até então era uma fortaleza ocupada pelos jebuseus e se torna a capital de seu governo. Resolve então trazer a Arca da Aliança para Jerusalém e decide construir um templo para Deus na cidade, mas recebe uma mensagem do profeta Natã dizendo que o santuário seria edificado após sua morte por seu filho.



No entanto, Davi começa a fazer os preparativos para a edificação do templo de Jerusalém, reunindo o material que seria necessário para a futura obra. Faz de seu filho Salomão rei e lhe dá todas as orientações para que o templo viesse a ser construído por seu sucessor dentro de certos padrões.

O livro termina, em seus últimos versos, informando sobre o falecimento de Davi (970 a.C.) que teria reinado sobre Israel por quarenta anos e morreu, numa "boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória", sucedido no trono por seu filho Salomão. A história continua no livro II Crônicas.


 
By Fátima


17 de abr. de 2011

Domingo - Um dia abençoado por Deus !!

Jesus, o Leão da tribo de Judá !!

13 de abr. de 2011

Quarta - Livro de II Reis !!

O SEGUNDO LIVRO DOS REIS




O Segundo Livro dos Reis é a continuação da história dos dois reinos israelitas. Este livro começa onde a história parou em 1 Reis. O livro de 2 Reis pode ser dividido em duas partes:



1) A história dos dois reinos, desde o ano 850 antes de Cristo até a queda de Samaria e o fim do Reino do Norte, em 721 antes de Cristo.

2) A história do Reino de Judá, desde a queda do Reino de Israel até a conquista e destruição de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor, da Babilônia, em 586 antes de Cristo.



O livro termina com a história de Gedalias como governador de Judá e conta como o rei Joaquim foi libertado da prisão na Babilônia.



A queda dos reinos de Israel e de Judá acontece porque os reis e o povo infiéis ao Deus Eterno. A destruição de Jerusalém e a ida de grande parte do povo de Judá para o cativeiro marcam um momento decisivo na história israelita.



Esboço:

O Reino dividido - caps. 1-17

1. O profeta Eliseu - 1.1-8.15

2. Os reis de Judá e de Israel - 8.16-17.4

3. A queda de Samaria - 17.5-41

O Reino de Judá - caps. 18-24

1. De Ezequias a Josias - caps. 18-21

2. O reinado de Josias - 22.1-23.30

3. Os últimos reis de Judá - 23.31-24.20

A queda de Jerusalém - cap. 25



11 de abr. de 2011

Uma Semana de Bençãos!!

5 de abr. de 2011

Livro de I Reis - Versículos!

4 de abr. de 2011

Esta Semana - Livro de I Reis

I Reis é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia vem depois de II Samuel e antes de II Reis.[1][2] É formado por 22 capítulos e sua narrativa dá continuidade aos acontecimentos narrados em II Samuel, iniciando-se com a coroação do rei Salomão sobre todo Israel até o final dos reinados de Acabe e Josafá, os quais, respectivamente governaram o Reino de Israel e o Reino de Judá.


Assim, o livro trata do apogeu do reino de Israel, sua divisão em dois países entre as doze tribos após a morte de Salomão, a perversão moral tanto dos governantes quanto do povo que abandonaram a fé num único Deus para praticarem a idolatria aos deuses pagãos, mencionando os feitos do profeta Elias em seu ministério.


O livro contém uma teologia da autoridade política: o rei deve ser fiel a Deus (1Rs 2,3) e governar com sabedoria e justiça, servindo ao povo (1Rs 12,7), que pertence unicamente a Deus (1Rs 3,8-9).



By Fátima

3 de abr. de 2011

Domingo - Um dia abençoado por Deus !!


CONFIE SEMPRE NAS MISERICÓRDIAS DO SENHOR!

By  Fátima

*Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...