Este livro é especial para mim, pois desde muito pequena ouvia minha familia orando os salmos com muita fé e amor............
Livro de Salmos
Constitui-se de 150 capítulos, "cânticos e poemas" que são o coração do Antigo Testamento, é a grande síntese que reúne todos os temas e estilos dessa parte da Bíblia, utilizados pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém, e hoje são utilizados como orações ou louvores, no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo (o Corão refere os salmos como "um bálsamo").
Tal fato, comum aos três monoteísmos semitas, não tem paralelo, dado que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam nos Salmos que foram escritos em hebraico, depois traduzidos para o grego e latim.
A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao "Rei Davi", o qual teria escrito pelo menos 73 poemas.
Asafe é considerado o autor de 12 salmos.
Os filhos de Corá escreveram uns 09 salmos e o
Rei Salomão ao menos 02 salmos.
Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada.
Todavia, 51 salmos seriam tidos de autoria anônima.
O período em que os salmos foram compostos varia muito, representando um lapso temporal de aproximadamente um milênio, desde a data aproximada de 1440 a.C., quando houve o êxodo dos Israelitas do Egito até o cativeiro babilônico, sendo que muitas vezes esses poemas permitem traçar um paralelo com os acontecimentos históricos, principalmente com a vida de Davi, quando, por exemplo, havia fugido da perseguição promovida pelo rei Saul ou quanto ao arrependimento pelo seu pecado com Bate-Seba.
Os salmos acabaram por constituir um hinário litúrgico para uso no templo de Jerusalém, do qual transitaram quer para a sinagoga judaica, quer para as liturgias cristãs.
Os salmos são também poesia, que é a forma mais apropriada para expressar os sentimentos diante da realidade da vida permeada pelo mistério de Deus, o aliado que se compromete com o homem para com ele construir a história.
É nosso Deus participando da luta pela vida e liberdade.
Dessa forma, os salmos convidam para que também nós nos voltemos com atenção para a vida e a história.
O livro dos Salmos é um dos mais citados pelos escritores do Novo Testamento.
O próprio Senhor Jesus orava os salmos, e sua vida e ação trouxeram significado pleno para o sentido que essas orações já possuíam.
Depois dele, os salmos se tornaram a oração do novo povo de Deus, comprometido com Jesus Cristo para a transformação do mundo, em vista da construção do Reino.
Salmo de Hoje:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores".
(Salmos 1:1)