23 de fev. de 2011

Terça e Quarta - Livro de Juizes - Passagem da História de Sansão e Dalila


A HISTÓRIA DE SANSÃO, UM ESTUDO BASEADO NA NARRATIVA BÍBLICA E AS LIÇÕES A PARTIR DE SUA VIDA E DRAMAS, é contada nos capítulos 13 a 16 do livro de Juízes.

Capítulo 13 – Vocação, chamamento e consagração:

Ä Nascimento de Sansão. Seu nascimento foi um milagre; assim como Ana a mãe de Samuel e Isabel mãe de João Batista, todas elas eram estéreis. Temos que estudar a vida de Sansão e ver o que há de coincidência entre ele, Samuel e João Batista.

Ä O chamamento dele para ser um nazireu de DEUS. Diferentemente de outros nazireus que eram temporários, o nazireado de Sansão era para vida toda. Da mesma forma nós também fomos “escolhido em CRISTO, antes da fundação do mundo, para sermos santos (condição interior) e irrepreensíveis (condição exterior) perante Ele...” – (Ef 1.4,5).

O chamamento dele para trazer libertação ao povo de Israel, e o início do ministério dele, quando diz que o ESPÍRITO do SENHOR começou a movê-lo. Todo poder e capacidade de Sansão não era natural em sua vida, e sim que o ESPÍRITO SANTO que o impelia a fazer coisas extraordinárias.


Capítulos 14 e 15 - o segredo da força daquele que é consagrado a DEUS. Nesses capítulos há uma série de eventos nos quais a força de Sansão é mostrada. É fácil guardarmos essa estrutura se considerarmos três pares de eventos:

1..Sansão mata um leão/ Sansão mata 30 filisteus

2.Sansão queima os cereais dos filisteus, as vinhas das olivas; fere os filisteus com grande carnificina;

3.Sansão arrebenta aquelas cordas que o estavam amarrando; Sansão mata mil filisteus com uma queixada de jumentos.


Capítulo 16 pode ser resumido em três eventos:

1º.Sansão vai numa cidade dos filisteus, vê uma prostituta e fica com ela; depois ele sai da cidade.

2º.Sansão conhece Dalila e, por três vezes, Dalila tenta descobrir qual o segredo da sua força. Finalmente ela o trai e o entrega aos filisteus.

3º.A morte de Sansão.

Força e Fraqueza

Se lermos os capítulos 14 até 15.20, vamos perceber que certas coisas são enfatizadas ali. Eu resumiria numa só palavra: força. E quando lemos o capítulo 16, podemos resumi-lo também numa só palavra: fraqueza


Fonte : http://mensagemdopregador.blogspot.com/2011/01/historia-de-sansao-um-estudo-sobre.html


0 comentários:


*Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...